terça-feira, outubro 04, 2011

CAPTURADOS - Roberto Ploeg

O artista plástico Roberto Ploeg surpreende mais uma vez com a exposição “Capturados”. O holandês retrata 25 artistas contemporâneos pernambucanos em situação no mínimo inusitada: como criminosos que acabaram de ser capturados pela polícia.

A inspiração veio através do fotojornalismo policial. A gestualidade corporal expressada pelos “modelos” vem das “poses” dos indivíduos recém-encarceirados. Esconder o rosto, evitar olhar para a câmera, cobrir a cabeça com a camiseta e ocultar as mãos algemadas são reações comuns de bandidos que não querem ser reconhecidos nos jornais.

Segundo o jornalista e crítico Júlio Cavani “apesar de Pernambuco ter atravessado duas décadas como o estado com maior número relativo de homicídios no Brasil (...), foram poucos os artistas locais a abordarem o assunto em suas produções poéticas. (...) No lugar de pintar homens presos, porém, ele passa a simbolicamente incriminar a própria comunidade artística de que faz parte e assim se projeta na questão.”

Além do já abordado há também um desejo, uma intenção de confraternização nesta exposição, mostrando a união, a intimidade e o bom humor da comunidade artística pernambucana envolvida neste processo.

Seguindo mais uma vez as palavras de Júlio Cavani: “Ploeg é um pintor no sentido consagrado do ofício. Figurativo, perfeccionista, narrativo. (...) Retratar (pintar o outro) é estar disposto a passar horas debruçado sobre o corpo e o espírito de alguém.”

Algumas fotos:

GIL VICENTE – Óleo sobre tela/ 120 x 80 cm/ 2010


MARIANNE PERETTI – Óleo sobre tela/ 40 x 30 cm/ 2011


RENATO VALLE – Óleo sobre tela/ 120 x 80 cm/ 2010


TEREZA COSTA RÊGO – Óleo sobre tela/ 60 x 50 cm/ 2011


JOSÉ CLAUDIO – Óleo sobre tela/ 120 x 80 cm/ 2009


LUCIANO PINHEIRO – Óleo sobre tela/ 120 x 80 cm/ 2010

Tive o prazer de presenciar a abertura desta exposição maravilhosa no dia 29/09. Recomendo a todos! Roberto Ploeg como sempre surpreendendo, inovando e mostrando o artista experiente e talentoso que é. "Capturados" está exposta na Galeria Mariana Moura, no bairro de Boa Viagem e acontece até o dia 29 de outubro de 2011.

Site da Galeria: www.marianamoura.com.br

Endereço:
Rua Professor José Brandão, 163, Boa Viagem. Fone: 81 34655602


Um comentário:

  1. Olá Érika, muito bom o trabalho de Roberto Ploeg. Legal este espaço para visualizarmos mais arte contemporânea. Parabéns! Um abraço!

    ResponderExcluir