domingo, agosto 22, 2010

Pérolas Imperfeitas!

Com uma câmera rotativa analógica Seitz Roundshot 220 em mãos e muita criatividade em mente o fotógrafo David Glat inova construindo as suas Pérolas Imperfeitas.
Segundo o fotógrafo um dos seus sonhos foi realizado quando adquiriu a câmera rotativa, porém, à medida que iria registrando os 360 graus de uma paisagem percebia que é praticamente impossível conseguir um lugar com totalidade linda, interessante, sempre havia uma das partes da fotografia que destoava...uma praia linda e do outro lado prédios ou antenas. Foi então que Glat teve a brilhante idéia de construir sua própria paisagem 100% interessante, segurando a pesada câmera com as mãos e a levando a "dançar" junto com ele, destorcendo assim a parte planejada da paisagem.
Enquanto David inovava não imaginava que fazia Barroco.
Logo abaixo do título da exposição, o significado da palavra Barroco pelo dicionário Houaiss da Língua Portuguesa: "Palavra de origem controversa, é tida como pré-romana e do acerto primitivo ibérico; foi usada, no português, para denotar pérola de superfície irregular, de formato anômalo, sentido que passou ao francês, onde adquiriu acepção específica ligada às artes, que se irradiou às demais línguas".
Para entender melhor a ligação entre o significado da palavra Barroco e a idéia de David Glat vamos às fotos da exposição:



Altar Mor da Igreja de São Francisco



Altar de Nossa Senhora da Glória da Igreja de São Francisco


Casa dos Santos da Ordem de São Francisco
Igreja do Nosso Senhor do Bonfim


Fachada e Escadarias da Ordem do Carmo

Forte Santa Maria

Fachada da Igreja de São Francisco


Forte de São Marcelo

Salas da exposição no Museu do Estado de Pernambuco

Entenderam a ligação entre David Glat e Barroco? É a transformação de uma imagem arquitetonicamente regular em formas escandalosamente irregulares. Glat faz arte manipulando as imagens, fazendo suas fotografias aparentarem verdadeiras pinturas à óleo. O fotógrafo garante que há o mínimo de intervenções posteriores no computador, ou seja não pensem que o efeito dessas fotos é fruto de Photoshop.
Bem, a exposição é linda, vale muito a pena a visita!!!
E ainda, uma surpresa! David Glat mediará uma visita no dia 3 de setembro, às 15h. Tem coisa melhor do que ouvir o próprio artista falando sobre sua própria exposição? Não, ne?! =) Então vamos! Glat ficará muito feliz em receber vocês.

Esta bela exposição está no Museu do Estado de Pernambuco até o dia 12/9/2010.
Os horários: terça a sexta - 9h às 17h. Sábado e domingo - 14h às 17h.
Para mais informações e agendamento de visitas de grupos: (81) 31843174
O MEPE fica na av. Rui Barbosa, 960 - Graças.

Um comentário:

  1. querida, parabens pelo blog!
    que bela diferenca depois de ver tantos e tantos e tantos blogs sem conteudo sobre aparencias aparencias aparencias...
    que alivio que ainda tem meninas que pensam e ligam para coisas mais importantes na vida! e que nao perderam o intelecto por completo no meio de tantas cores de esmalte (LOL)
    super beijo!
    ki

    ResponderExcluir