terça-feira, agosto 24, 2010

Forte Orange

Sei que me comprometi com vocês de divulgar exposições recifenses, mas fim de semana retrasado dei uma passada por Itamaracá e não posso deixar de comentar aqui o que vi no Forte Orange. O local é realmente lindo, mas com relação ao forte em si, vou ser muito sincera com vocês, está caindo aos pedaços, precisa urgentemente de alguma medida governamental ou até mesmo privada para organizar aquilo ali.

É um absurdo como um lugar que foi decisivo na história do nosso estado ser tratado desta forma. Os canhões caídos na areia, apoiados nas pedras...suscetíveis a qualquer dano, as pessoas sobem neles; o forte, apesar da boa construção, está quase que desmoronando; a capelinha é uma vergonha e o museu é péssimo, sem qualquer zelo, os objetos do acervo não têm os cuidados necessários e os mapas e retratos praticamente se resumem a cópias mal feitas dos originais do Museu do Estado.

Estou aqui desabafando com vocês, porque realmente fiquei decepcionada e triste com o que eu vi no Forte Orange.

Então me pergunto...cadê os responsáveis que não tomam alguma atitude? Sim, leitores... assim percebemos o que, na íntegra, significam as palavras: comodismo, desinteresse.



PÉSSIMO ESTADO DOS CANHÕES:

Canhões jogados na areia, apoiados nas pedras, sem o mínimo de zelo... observem a foto da criança subindo em um deles.








FALTA DE CUIDADO COM O MUSEU

Olha só o estado das peças do acervo do museu!





FORTE EM RUÍNAS

Sim, tudo bem que a estrutura dessas construções antigas são realmente duradouras e fortes, mas uma restauração de vez em quando é sempre bom, não é mesmo?





A SALVAÇÃO: ÓTIMA LOCALIDADE, VISTA LINDA

Bem, para não comentarem que não falei das flores... aqui está a salvação do passeio no Forte Orange: A vista! Que vista linda! =) Outro fato que salva? A praia! Perfeita! =D






Tá com vontade de passar um dia diferente em alguma praia do litoral norte? Não se arrependerá indo à Itamaracá. Caso resolva ir ao Forte Orange, provavelmente, por você estar envolvido no clima gostoso da praia certamente não se decepcionará também, mas vá consciente de que o forte está bastante carente de cuidados profissionais.

Pertinho do forte tem o Projeto Peixe Boi... pena que não deu tempo de dar uma passada lá. =/

Sim!!! Não poderia deixar de mostrar para vocês o outro lado da ilha de Itamaracá... minha gente, olhem só que lindo:

Maravilhoso, eim! =D

Vão nessa... sem medo de ser feliz! Itamaracá espera vocês!

Um comentário:

  1. ah se fosse um tiquinho mais perto... parece um lugar fantastico. desses que eu gosto ^^ gostaria de conhecer a historia do forte, voce diz que foi importante
    bjs!

    ResponderExcluir