quarta-feira, setembro 26, 2012

LANÇAMENTO DE LIVRO! "Arte como prece: a religiosidade no trabalho de quatro artistas pernambucanos"

É imperdível o lançamento do livro da tão renomada e querida professora Ana Lisboa, hoje no MEPE (Museu do Estado de Pernambuco), às19h!


Livros serão entregues gratuitamente neste lançamento! :)

Vamos nessa!!! \o/

quarta-feira, setembro 12, 2012

Lançamento de livro!!!

Amanhã, 13 de setembro, haverá o lançamento do livro Crítica de Arte em Pernambuco: Escritos do século XX, às 17h no Museu do Estado de Pernambuco!
Haverá distribuição de livros gratuitamente! \o/



BORA BORA BORA!!!

Comemoração dos 10 anos do Instituto Ricardo Brennand!



BORA NESSA!!!!! =D


terça-feira, setembro 11, 2012

Paideia, o sentido da educação

Visando comemorar o aniversário de 40 anos, o Santander resolveu homenagear professores e todo profissional envolvido na arte da formação de cidadãos, através de uma exposição cujo foco é a educação.
Os curadores: Maria Lucia Montes, Wolfgang Degenhardt e Elcio de Gusmão Verçosa buscaram abordar de maneira bastante inovadora a questão evolutiva dos caminhos da educação no Brasil.  Através de estudos históricos (desde a Grécia Antiga até a contemporaneidade) e várias pesquisas acerca de práticas educacionais, instiga-se reflexões a respeito do papel formador e do sentido da educação.

A exposição está muito linda, bastante didática e rica em informações. Perfeita para visita de escolas, crianças e adolescentes. Além de tudo isso, é interativa e divertida, apresentando e permitindo aos visitantes soltarem a imaginação com os diversos instrumentos de grafia utilizados ao longo das épocas, do papiro às canetas esferográficas. Muito bom! 

Fotos:







 

Exposição aberta de 06 de setembro até 14 de outubro de 2012

Horário de visitação: terça a domingo, das 13h às 20h
Onde: Santander Cultural, av. Rio Branco, 23, bairro do Recife.


terça-feira, setembro 04, 2012

Interseção: Arte e Religiosidade

A iniciativa veio inspirada no trabalho de mestrado de Ana Lisboa, cuja pesquisa reflete sobre a maneira pela qual as artes visuais do Estado evocam temas vinculados à religião. O resultado acadêmico, intitulado “Arte como Prece”, será lançado como livro no dia 26 de setembro.
A publicação é um misto de desabafo, auto-análise e discussão sobre religião, a partir das recorrências de cada um dos quatro artistas. Sendo assim, a religiosidade, segundo a autora, pode ser sintetizada como “uma espiritualidade caleidoscópica, fluida, na qual as dúvidas e questionamentos refletem a angústia existencial dos indivíduos”.
Nessa linha, Montez Magno mostra nos seus trabalhos, entre poesias e pinturas, uma inclinação pelo silêncio e pelo vazio, enquanto que os desenhos dos ex-votos de Renato Valle, resgatam os apelos de compaixão humana e da mudança de perspectivas. Já na obra intitulada “O Altar”, de Luciano Pinheiro, o objetivo varia entre a meditação e a oração, num contexto de culto, procurando exorcizar a violência. Por fim, Ana Lisboa apresenta 27 oratórios em tributo ao seu irmão, com preces escritas.
A exposição conta com obras de Ana Lisboa, Luciano Pinheiro, Renato do Valle e Montez Magno. Os artistas foram selecionados pela artista e autora para o seu mestrado, graças ao envolvimento deles no processo de construção estética, que ela vinha realizando em seu atelier, sempre tomando a religiosidade sem encaixá-la em rótulos.

(Foto: Marco Pimentel)
 Série Oratórios de Ana Lisboa (Foto:Marco Pimentel)
 Luciano Pinheiro, Ana Lisboa, Renato Valle e Montez Magno no Museu do Estado, ao lado de uma das obras de Renato Valle (Foto:Marco Pimentel)

 Velório - Renato Valle (Foto: Marco Pimentel)


Série Comunhão de Ana Lisboa (Foto: Marco Pimentel)
 Trabalho de Luciano Pinheiro (Foto:Marco Pimentel)
 Renato Valle, Ana Lisboa, Luciano Pinheiro e Montez Magno (Foto:Marco Pimentel)


A exposição estará no MEPE até o dia 30 de setembro de 2012.
Local: MEPE (Museu do Estado de Pernambuco) - Av. Rui Barbosa, 960, Graças, Recife-PE.
Horário para visitação: terça a sexta das 9h às 17h  e sábados e domingos das 14h às 17h.

Muito linda, muito interessante, muito boa! :)

Fontes: 
Folha-PE (http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/edicaoimpressa/arquivos/2012/08/29_08_2012/0006.html) e fotos da Revista SIM (http://www.facebook.com/RevistaSIM.br).


segunda-feira, setembro 03, 2012

Edital do V UNICO - VER O VERBO



Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Salão Universitário de Arte Contemporânea do Sesc – UNICO. Este ano o projeto faz um convite para a reflexão sobre a palavra, questionando como a mais nova geração de artistas pernambucanos tem inserido a palavra no contexto de suas obras. A edição de 2012 visa receber trabalhos diversos nos quais a linguagem verbal seja relevante, tanto numa relação entre visualidade e escritura, como no aparecimento performático da fala.
Podem participar do Único, estudantes universitários ou grupos de estudantes de quaisquer faculdades ou universidades do Estado de Pernambuco. As inscrições estarão abertas gratuitamente até o dia 5 de outubro através do preenchimento do formulário disponível no site do Sesc Pernambuco (www.sescpe.com.br). O formulário deverá ser impresso, assinado e entregue na unidade do Sesc Casa Amarela. Para as inscrições que forem entregues em outras unidades do Sesc no Estado, o prazo será até o dia 28 de setembro.