segunda-feira, maio 31, 2010

Exposição de fotografias e objetos etnográficos no Museu do Estado de Pernambuco!


Gente, o MEPE está com exposições que valem muito a pena serem apreciadas. Uma delas, cujo título é “Mitos, Danças e Rituais Indígenas” exibe fotografias e objetos etnográficos da coleção Carlos Estevão. As peças da exposição estão relacionadas com manifestações religiosas e rituais dos povos indígenas da Bahia, Pernambuco, Ceará e Maranhão: Tuxá, Fulni-ô, Pankararu, Tremembé, Ramkokamekrá e Urubu-Kaapo. Dentre os rituais presentes na exposição há a festa da Jurema, o Turé, Toré ou Torém, ritual do Menino-no-Rancho, dentre outros interessantíssimos. Peças bem conservadas e fotos lindas, com o bônus ainda do som ambiente: músicas compostas pelo povo Fulni-ô, em Yathê.

A outra exposição não fica atrás em qualidade, trata-se do “Legado Sagrado”, fotografias de Edward Curtis de povos indígenas da América do Norte (noroeste, sudeste e grandes planícies). Belíssimas imagens, algumas delas exibindo momentos da intimidade desses índios. A qualidade ímpar das fotos é conseqüência das técnicas de revelação, dentre elas estão fotos reveladas em papel de ouro e platina.

Então, gente, seguinte... está aí conselho de garantia de satisfação e não desapontamento. Duas exposições lindas, que vão deixar vocês babando!

Um comentário:

  1. Ótima iniciativa Érikia! Já sei que pras exposições que rolarem nas bandas da Zona Sul vou poder contar com as tuas informações! =D
    Bjos bjos e sucesso!

    ResponderExcluir