Gente, o MEPE está com exposições que valem muito a pena serem apreciadas. Uma delas, cujo título é “Mitos, Danças e Rituais Indígenas” exibe fotografias e objetos etnográficos da coleção Carlos Estevão. As peças da exposição estão relacionadas com manifestações religiosase rituais dos povos indígenas da Bahia, Pernambuco, Ceará e Maranhão: Tuxá, Fulni-ô, Pankararu, Tremembé, Ramkokamekrá e Urubu-Kaapo. Dentre os rituais presentes na exposição há a festa da Jurema, o Turé, Toré ou Torém, ritual do Menino-no-Rancho, dentre outros interessantíssimos. Peças bem conservadas e fotos lindas, com o bônus ainda do som ambiente: músicas compostas pelo povo Fulni-ô, em Yathê.
A outra exposição não fica atrás em qualidade, trata-se do “Legado Sagrado”, fotografias de Edward Curtis de povos indígenas da América do Norte (noroeste, sudeste e grandes planícies). Belíssimas imagens, algumas delas exibindo momentos da intimidade desses índios. A qualidade ímpar das fotos é conseqüência das técnicas de revelação, dentre elas estão fotos reveladas em papel de ouro e platina.
Então, gente, seguinte... está aí conselho de garantia de satisfação e não desapontamento. Duas exposições lindas, que vão deixar vocês babando!
Logo logo, com certeza amanhã começarei as indicações e comentários acerca das principais exposições presentes em nossa cidade! Gostaria que esse blog funcionasse também como um lugar de confiança, onde você possa ter informações sobre as exposições aqui do Recife e assim, ir tranquilamente visitar o acervo expositivo da sua escolha sem medo de possíveis decepções.