sábado, outubro 29, 2011

ÚNICO – Salão Universitário de Arte Contemporânea

Ontem no Sesc Casa Amarela, houve a abertura da 4ª edição do ÚNICO. O tema abordado é o “TecnoBrasilidades”, arte e tecnologia.

A exposição aborda a questão de como e até que ponto a tecnologia influencia a criação artística e como o público recebe esses tipos de obras. Em meio a todo o foco futurístico há também a preocupação de discutir a sustentabilidade ambiental, com base nas tradições sócio-culturais brasileiras.

A mostra é composta por 11 obras criadas por estudantes universitários e 1 de um artista convidado, Jarbas Jácome.

Minha impressão geral da exposição foi boa. A qualidade e criatividade das obras são impressionantes. Duas que mais chamaram a minha atenção foram, primeiro uma espécie de aparelhagem que permite o visitante criar as suas próprias esculturas virtuais (confesso que inicialmente fiquei toda atrapalhada lá tentando mexer na obra, mas uma vez que a pessoa pega o jeito os resultados são muito bons)! A segunda obra que deixou de queixo caído foi um vídeo de um casal que à medida que se acariciavam, passavam tinta Chroma Key no corpo um do outro...muito lindo mesmo.

Fotos:









Obs: o Salão também oferece atividades formativas:

- No dia 18/11 (19h) haverá debate sobre arte, tecnologia, experimentação, tradições culturais brasileiras e a contemporaneidade, no Cineclube Coliseu. O projeto Conversando Sobre Arte traz o designer Hd Mabuse, o artista plástico, curador e pesquisador Edson Barros e Mãe Beth de Oxum, yalorixá do terreiro Ilê Axé Oxum Karê.

INFORMAÇÕES:

A exposição estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

Responsáveis pelo Educativo: Gabriela Veríssimo Falcão e Camila Sobreira.

Endereço: Av. Professor José dos Anjos, 1190 - Casa Amarela / Recife - PE
Telefone:
(81) 3267-4400
Email: sescpe.artesplasticas@gmail.com


segunda-feira, outubro 24, 2011

TATUAGENS URBANAS

A linda exposição Tatuagens Urbanas foca na retratação da arte dos calçamentos das vias públicas, mostrando toda a beleza dos mosaicos e desenhos entalhados. Esta arte urbana, hoje chamada de calçada portuguesa, foi trazida da península Ibérica através dos colonizadores portugueses.

Não apenas são expostos os desenhos, mas também como são idealizados, projetados e construídos. Todo esse material é encontrado na exposição, que orgulhosamente tenho a segurança de afirmar que está muito linda e bem montada!

Renata Lima, coordenadora do projeto da exposição, explica: “A exposição Tatuagens Urbanas tem como referência o conteúdo do livro Tapetes de Pedra. Através de acervos de Instituições de Portugal e do Brasil apresentamos telas, desenhos, fotos e moldes que formam um conjunto expositivo da maior relevância para se conhecer o tema proposto: as calçadas portuguesas. A parceria com a câmara de Lisboa nos possibilitou os empréstimos de obras originais, verdadeiros tesouros do patrimônio Urbano e aqui expostas”.

Vamos às fotos:












Olha o catálogo como está lindo! =)

Local: Museu do Estado de Pernambuco
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 960 - Graças / Contato: 31843174
Período: 18/10/2011 - 13/11/2011
Preço: R$2,50 e R$5,00




terça-feira, outubro 04, 2011

CAPTURADOS - Roberto Ploeg

O artista plástico Roberto Ploeg surpreende mais uma vez com a exposição “Capturados”. O holandês retrata 25 artistas contemporâneos pernambucanos em situação no mínimo inusitada: como criminosos que acabaram de ser capturados pela polícia.

A inspiração veio através do fotojornalismo policial. A gestualidade corporal expressada pelos “modelos” vem das “poses” dos indivíduos recém-encarceirados. Esconder o rosto, evitar olhar para a câmera, cobrir a cabeça com a camiseta e ocultar as mãos algemadas são reações comuns de bandidos que não querem ser reconhecidos nos jornais.

Segundo o jornalista e crítico Júlio Cavani “apesar de Pernambuco ter atravessado duas décadas como o estado com maior número relativo de homicídios no Brasil (...), foram poucos os artistas locais a abordarem o assunto em suas produções poéticas. (...) No lugar de pintar homens presos, porém, ele passa a simbolicamente incriminar a própria comunidade artística de que faz parte e assim se projeta na questão.”

Além do já abordado há também um desejo, uma intenção de confraternização nesta exposição, mostrando a união, a intimidade e o bom humor da comunidade artística pernambucana envolvida neste processo.

Seguindo mais uma vez as palavras de Júlio Cavani: “Ploeg é um pintor no sentido consagrado do ofício. Figurativo, perfeccionista, narrativo. (...) Retratar (pintar o outro) é estar disposto a passar horas debruçado sobre o corpo e o espírito de alguém.”

Algumas fotos:

GIL VICENTE – Óleo sobre tela/ 120 x 80 cm/ 2010


MARIANNE PERETTI – Óleo sobre tela/ 40 x 30 cm/ 2011


RENATO VALLE – Óleo sobre tela/ 120 x 80 cm/ 2010


TEREZA COSTA RÊGO – Óleo sobre tela/ 60 x 50 cm/ 2011


JOSÉ CLAUDIO – Óleo sobre tela/ 120 x 80 cm/ 2009


LUCIANO PINHEIRO – Óleo sobre tela/ 120 x 80 cm/ 2010

Tive o prazer de presenciar a abertura desta exposição maravilhosa no dia 29/09. Recomendo a todos! Roberto Ploeg como sempre surpreendendo, inovando e mostrando o artista experiente e talentoso que é. "Capturados" está exposta na Galeria Mariana Moura, no bairro de Boa Viagem e acontece até o dia 29 de outubro de 2011.

Site da Galeria: www.marianamoura.com.br

Endereço:
Rua Professor José Brandão, 163, Boa Viagem. Fone: 81 34655602